Biografia - Fábio Fontana

Fábio Fontana

Fazendo Diferente, trabalhando pelas pessoas

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Biografia




Fábio José Fontana, nascido em 18 de novembro de 1977, natural de Vera Cruz do Oeste – Paraná , é um verdadeiro pé vermelho. Filho de José Vicente Fontana - aposentado, deficiente visual e  de Luiza da Silva Fontana - do lar  é casado com a professora Ana Claudia Generali Fontana à 10 anos.

Ainda na adolescência trabalhou duro na lavoura para ajudar no orçamento da casa.  Seu primeiro presente, dado por seu padrinho Raimundo, foi uma caixa de engraxate no qual ele trabalhava nos finais de semana e ajudava a complementar o orçamento familiar.

Fabio Fontana cuidou de seu pai e morou com e seus 8 irmãos, morou em sua cidade natal  até os 20 anos de idade. Assim que seu pai faleceu, decidiu procurar uma oportunidade melhor de vida em Curitiba neste mesmo ano, mais precisamente no bairro Boqueirão, onde foi acolhido pela família Lourenço que lhe deu a oportunidade de residir em sua casa para que pudesse ir em busca de um trabalho.

Conseguiu seu primeiro emprego na empresa Branco Motores em São José dos Pinhais no qual trabalhou por 2 anos. Posteriormente trabalhou na Conduspar - empresa de cabos e fios - por 8 anos e meio e na Volkswagen trabalhou no 3 turno e também fez o curso superior de administração na Famec SJP.

Em 2002, motivado em mudar a vida das pessoas, Fábio Fontana começou seu trabalho voluntário ajudando as associações e teve como missão de vida  ajudar as pessoas carentes.

Participou ativamente das Conferências Estaduais das Cidades juntamente com lideranças comunitárias e representantes da Unam - União das Associações de Moradores - e Femam -Federação Municipal de Associações de Moradores.

Sua Empresa Digital Foto Fontana – empresa familiar composta por ele e sua esposa e filho - atua há 9 anos prestando serviços de fotografia e filmagem de eventos, além de fazer personalização de brindes.

Ainda com o foco em ajudar o próximo, o empresário Fábio Fontana participou de seminários, congressos, simpósios e outras atividades de ajuntamento e mobilização empresarial com o intuito de ajudar o comércio e empresas individuais.

Foi presidente da Ampec de São José dos Pinhais - Associação de Micro e Pequenas empresas e Comercio - de 2017 a 2019.

Atuou no Conselho Local de Saúde como presidente.

Como o Presidente da Associação de Moradores da Vila Quissisana - AsmoviQ, dedicou-se com sua família, voluntários e amigos do bairro a desenvolver projetos para a comunidade como:

Ø  A horta comunitária, que o próprio nome já indica, é produzida por pessoas do entorno da comunidade e que fornece hortaliças para a mesma. Esse projeto ainda se estende no projeto de captação da água da chuva para irrigação das hortaliças.

Ø  O projeto de automação e capitação da água da chuva para irrigação da horta comunitária que tem o objetivo  de aumentar a produtividade da horta de forma sustentável utilizando os recursos naturais.

Ø  O projeto Reciclarte que tem como seu principal objetivo incentivar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva de lixo e, a partir disso, do valor da utilização desse material no artesanato e outros trabalhos artísticos.

Ø  O projeto Salvando Vidas em parceria com a Paróquia Santa Rita de Cássia, com o objetivo de capacitar as pessoas com melhores condições técnicas e humanas para o ingresso no mercado de trabalho oferecendo o curso de INFORMÁTICA .

Ø  Projeto Feira livre para dar oportunidades de negócios para os empreendedores locais

Ø  Projeto Social Aulas de Línguas que oferece aulas de Inglês e Espanhol 

Ø  Projeto Biblioteca Móvel 

Ø Projeto Bazar Solidário

Ø Projeto Aulas de Robótica

Além desses projetos a AsmoviQ ainda oferece os cursos de ballet, capoeira, teatro com parceria com a secretaria da Cultura.

A AsmoviQ também ofereceu de forma gratuita a comunidade, e em parceria com as igrejas locais, eventos como:
Ø  o Almoço para a terceira idade,
Ø  Tarde Sertaneja incentivando produções artísticas locais.
Ø   Palestra sobre o Empoderamento Feminino e Comemoração ao dia Internacional da Mulher

Confira os vídeos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad